2011/05/26

Alguns dos oito assaltos a multibancos com explosões têm os mesmos autores

Alguns dos oito assaltos a caixas multibanco com recurso a explosões ocorridos este mês foram realizados pelas mesmas pessoas e o "modus operandi" terá sido importado de outros países europeus, admitiu fonte da Polícia Judiciária.

"Alguns dos assaltos foram feitos pelas mesmas pessoas", disse fonte da Polícia Judiciária (PJ) à Agência Lusa.
Afirmando que este tipo de assalto, pouco usual em Portugal, requer algum tipo de treino, a fonte referiu que este método já é utilizado em alguns países europeus. Por isso, acrescentou, as autoridades admitem que possa ter sido importado para Portugal.
Os locais escolhidos pelos assaltantes são, por norma, caixas multibanco situadas em "locais mais isolados e de fácil fuga".
A fonte referiu ainda que a PJ está a "fazer esforços para neutralizar" os assaltantes e adiantou que foi solicitada ao secretário-geral do sistema de segurança interna a cooperação das outras forças policiais na investigação, nomeadamente da GNR e PSP.
Este ano já foram feitos oito assaltos a caixas multibanco com recurso a explosões, todos no mês de Maio.
Vila Franca de Xira, Alcobaça, Nazaré, Torres Vedras, Setúbal e Amarante foram os concelhos afectados.
A SIBS, empresa que gere os multibancos, admitiu que está a estudar novos métodos de prevenção de ataques às caixas automáticas para fazer face aos assaltos com recursos a explosões que têm ocorrido.

JN